quarta-feira, 20 de abril de 2011

COELHO OU CORDEIRO? - QUAL ANIMAL VERDADEIRAMENTE SIMBOLIZA A PÁSCOA???

“E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito.” Êxodo 12. 13

A páscoa está aí, e com ela várias mensagens permeam nossas mentes, o chocolate, o coelho da páscoa... mensagens de recomeço, fertilidade...estas últimas foram transmitidas por tradições a nós durante toda a história da humanidade, principalmente a nossa sociedade ocidental.

Mas é importante frisar que páscoa, ou o seu sentido, ou significado tem sido a muito tempo negligenciado...abaixo vamos tentar transmitir algumas mensagens originais que a páscoa nos traz.

1 – O nome vem do hebraico Pessach que significa passagem e é uma das cinco principais festas judaicas (Ano-novo Judaico, Dia da Expiação, Dia das Sortes ou Jejum de Ester, Páscoa e Pentecostes)

2 – Simboliza a passagem do Mar Vermelho pelos Hebreus livres da escravidão do Egito, proporcionada pela manifestação da 10º praga enviada por Deus onde todo primogênito de toda casa morreria, menos naquelas casas onde fora aspergido nos umbrais das portas o sangue do cordeiro imolado.

3 – Por fim simboliza a morte de Cristo Jesus, imolado para remissão dos nossos pecados nos libertando da condenação eterna. Nos mesmos moldes da história judaica onde na verdade encontramos uma figura(representação tipológica) do que aconteceria no futuro, o Egito simboliza a morte, o mundo que escraviza todo homem sem salvação. O cordeiro imolado e o sangue aspergido que livra da morte significa que a morte de Jesus nos livra da condenação eterna.

Logo lembrarmos-nos dessa “passagem” de Jesus nesse mundo, morrendo por nós e nos livrando de uma “passagem” sem propósito neste mundo, nos leva ao verdadeiro significado da páscoa.

A igreja primitiva cumprindo preceitos inicialmente judaicos realizava a Ceia do Senhor anualmente justamente nesta época...pois os propósitos da Ceia e da Páscoa são os mesmos...Lembrar do maior ato de amor que realiza a união de toda raça, tribo, língua e nação em uma mesma família...a Família da Igreja de Cristo.