terça-feira, 20 de dezembro de 2011

A ESPERANÇA DA FALÊNCIA



A ciência médica traz um diagnóstico que, à primeira vista, pode assustar os desavisados, mas que, após esclarecimentos, nos diz muito sobre o estado da igreja. Quando uma pessoa falece devido ao mau funcionamento de seu corpo, diz-se que ela teve falência múltipla de órgãos. Ou seja, um a um, cada um dos principais órgãos (cérebro, rins, pulmões e coração) para de funcionar devido a problemas de circulação sanguínea no corpo. Por falta de suprimento de energia, uma vez que não conseguia mais meios de se manterem vitais por ausência da oxigenação vinda da circulação, tais órgãos “jogam a toalha”, deixam de funcionar, levando o paciente a óbito. 

Vendo a situação da igreja evangélica brasileira, sinto um diagnóstico de falência múltipla de órgãos vindo logo por aí pelo Médico dos médicos. Assim como no corpo humano, quando sofre de problemas de circulação que levam à falência múltipla, sofremos de circulação. O sangue de Cristo não é mais tão importante entre nós. O sangue dos mártires, verdadeira sementeira da igreja nas palavras de Tertuliano, não é mais algo que atraia a membresia das comunidades locais. Em vez disso, há uma ânsia pela circulação do sangue do capitalismo no meio das denominações, ou seja, dinheiro. 

Há também falta de oxigenação. No corpo humano, a falta de oxigenação prolongada compromete irremediavelmente o cérebro. No corpo eclesial brasileiro, como já bem pontuou João Alexandre, é proibido pensar. Sempre há policiamento comportamental ou dogmático entre nós. Não sou contra dogmas. Creio neles. Para mim é inconcebível que alguém se afirmando cristão, negue publicamente a soberania de Deus, Sua onisciência/onipotência/onipresença ou ainda a divindade de Cristo, por exemplo. Mas tenho medo de dogmatismos, ou seja, da cristalização de opiniões e conceitos humanos que, com tal cristalização, assumem o valor de dogma. Um bom exemplo disso é o valor dado às palavras heréticas e blasfemas ditas por pessoas despreparadas para a ministração da Palavra, mas que alcançaram status de popstar. Afinal, questionar tais popstars é levantar a mão contra o “ungido do Senhor”... 

Mas estou esperançoso. Ainda que a igreja evangélica brasileira esteja a caminho da falência múltipla de órgãos, tenho uma grande esperança em meu coração. Digo isso porque cada vez mais entendo que igreja-instituição não é a mesma coisa que igreja-organismo. Por mais que haja pessoas que confundam os dois (se de forma inocente ou deliberada não sei), não dá para discordar de Emil Brunner e Howard Snyder, entre outros, que fizeram maravilhoso trabalho na distinção entre organização e organismo (Snyder), ou ekklesia e igreja (Brunner). 

A organização está falindo. Algumas já faliram, apesar de ainda ter seus ministros, oficiais, reuniões administrativas. Outras ainda não chegaram a este ponto. Mas a igreja de Cristo, o Corpo, o Povo de Deus, aqueles por quem as portas do inferno não resistiriam (Mt 16.18), esses continuam de pé, já que são cuidados por Ele, e não por nossos mini-papas regionais. 

Quando Jesus ressuscitou, vencendo a morte, não foi atrás de Anás e Caifás, ou bateu às portas do templo para dizer “Viu? Voltei!”. O Senhor sabia que o templo judaico estava com o diagnóstico da falência múltipla de órgãos. Antes, Jesus voltou para os Seus amados, imperfeitos e falhos discípulos. 

Hoje, como naqueles dias, Jesus não volta Seus olhos para o sistema religioso, que é apenas tolerado. Antes, volta Sua atenção a nós, rebanho de Seu pastoreio. A própria Bíblia já nos deu essa percepção muito antes de nossos tempos bicudos virem à tona. No salmo 121, o salmista diz elevar os olhos para os montes, buscando socorro (v. 1), ou seja, para Jerusalém, cidade firmada sobre montes, e símbolo da religião judaica. Em vez de esperar ajuda de Jerusalém, ou do sistema religioso de sua época, o salmista diz esperar no Senhor (v. 2). Possamos, então, sempre esperar pelo Senhor, e deixar de olhar para os montes institucionais. Nisto é que deve residir nossa esperança. 


CRÉDITOS AO REV. DIGÃO E AO DR ROBSON LIZZO

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

UMA LIÇÃO PARA MINISTROS DE LOUVOR E SERVOS EM GERAL




‎"Louvai-O pelos Seus atos poderosos. Louvai-O conforme e excelência da Sua grandeza" Sl 150.2


Louvar é elogiar, e é umas das expressões da adoração. Quem louva, louva a Deus que é o único e digno de ser louvado.
Quando ministramos o louvor é preciso saber que:

1- Nosso alvo de louvor é Jesus.

2- Ministrar as pessoas no momento de louvor é ensiná-las a louvar a Deus, guiá-las com esse intento, orientá-las para esse propósito.

3- Ministrar é servir, é prestar serviço primeiramente a Deus e depois aos nosso irmãos.

Quando prestamos culto, o fazemos em reverência a Deus.

Opinar que um culto (reunião) não foi bom, ou é achar que o culto é Deus quem faz a nós e que Ele o fez de forma insuficiente (o que seria no mínimo insolente), ou declaramos que nós fomos irreverentes, incompetentes e fracassados no propósito de adorar a Deus.
NÃO DIGA QUE O CULTO FOI RUIM, SENÃO VC ESTÁ DIZENDO QUE VC OU É INSOLENTE OU INCOMPETENTE. PENSE NISSO.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

NEGUE-SE A SI MESMO, E TOME A SUA CRUZ, E SIGA-ME


NEGUE-SE A SI MESMO, E TOME A SUA CRUZ, E SIGA-ME

No Evangelho de Marcos 8.34, Jesus Cristo chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.
Você já meditou na profundidade das palavras do Senhor Jesus Cristo neste mandamento? Considere as palavras do Senhor e responda a você mesmo, se já renunciou a tudo para seguir as pegadas de Cristo, para que a sua fé não seja vã, mas seja fortalecida pela obediência na palavra do Deus vivo e na esperança da vida eterna.
Negar a si mesmotomar a sua cruz e seguir a Cristo: Estes são os princípios que verdadeiramente nos conduz a salvação, porque são mandamentos daquele que, tão somente “Ele”, tem poder para salvar, porque em nenhum outro há salvação.
NEGUE-SE A SI MESMO - Negar a si mesmo é ser desprovido de todo sentimento faccioso como a inveja, vaidade, ciúmes, avareza, soberba, concupiscência da carne, lascívia, ira, desejo de vingança, vícios e outros sentimentos abomináveis ao Senhor.
Negar a si mesmo é oferecer o outro lado da face, é perdoar e amar os vossos inimigos, bendizer os que vos maldizem, fazer bem aos que vos odeiam e orar pelos que vos maltratam e vos perseguem.  Ter a mesma humildade de Cristo, andar em santidade como “Ele” andou, guardando os seus mandamentos fazendo a vontade do Pai. Isso é negar a si mesmo.
O mancebo rico perguntou a Jesus o que deveria fazer para herdar a vida eterna, o Senhor lhe disse que deveria guardar os mandamentos, ele respondeu a Jesus que já fazia isso desde a sua mocidade. A palavra afirma que Cristo o amou e disse-lhe: Falta-te uma coisa: vai, e vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me.  Mas ele, contrariado com essa palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades (Marcos 10.17 a 22).
Aquele homem sentia o desejo de ver a glória de Deus e buscou a Jesus Cristo, o qual lhe tendo ensinado o caminho que leva a salvação e a renúncia que o seu desejo exigia, recusou-se em negar-se a si mesmo, em abandonar os bens desta vida, à esperança de um tesouro no céu, algo lhe infinitamente maior do que toda a riqueza deste mundo. Porque negar-se a si mesmo para seguir as pegadas de Jesus exige desapego, abdicação dos prazeres da carne para viver uma vida espiritual sob a égide do Senhor. 
Então disse Jesus: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no Reino de Deus.  Que importa ao homem, ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?
Lamentavelmente, hoje, muitos estão no mesmo caminho daquele mancebo rico, procuram servir a Jesus com único interesse nas coisas deste mundo, querem viver na abundância dos prazeres da carne, em regalia esplêndida, mas não querem compromisso com Deus, não renunciam a si mesmo para servir o Senhor.
 Abandonaram a graça do Senhor Jesus, pelas prosperidades materiais que são coisas pequenas, inúteis e vãs, diante da grandeza da glória do Senhor e da vida eterna no reino de Deus, juntamente com Jesus Cristo e todos os seus santos anjos.
TOME A SUA CRUZ - Em Mateus 10.38 disse Jesus: Quem não toma a sua cruz e não segue após mim, não é digno de mim.
Tomar a sua cruz é assumir o compromisso definitivo com o Evangelho de
Cristo. É o arrependimento, a conversão, o abandono do pecado, e o entregar-se à inteira dispensação do Senhor cumprindo os mandamentos de Cristo e fazendo a vontade do Pai.
            Tomar a sua cruz é imitar o gesto do homem de Deus, o qual, sob o completo domínio de Cristo, disse:Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim (Gálatas 2.20).
Tomar a sua cruz é amar a Deus acima de todas as coisas e ao seu próximo como Cristo nos amou, se necessário, dar a sua vida por ele.
A palavra do Senhor diz que se você não ama o seu irmão, o qual você vê, como poderá amar a Deus o qual não vê? Quem assim procede é mentiroso, e os mentirosos não herdarão o reino de Deus.
Tomar a sua cruz é entrar pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.
Lucas 14.33 - Disse Jesus: Assim, pois, qualquer de vós que não renunciar a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo.
COMO SEGUIR A JESUS - Seguir a Jesus é andar no mesmo caminho que “Ele” andou em toda a sua boa maneira de viver. Andar na humildade, na fé, na caridade, no amor ao próximo, na coragem de dar a sua vida pelo seu semelhante, na confiança que Deus era com “Ele” e não O abandonaria em nenhum momento da sua vida.
            Na Carta do Apóstolo Paulo aos Efésios 5:1, 2 a palavra do Senhor diz: Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
            Filipenses 2:5 - Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.
            Jesus não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. É exatamente assim que o servo de Deus deve andar, como verdadeiro imitador de Jesus Cristo em toda boa obra, seguindo o seu exemplo e testemunho de vida, procurando imitá-lo em sua perfeição. Isto é seguir a Jesus.
E, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor (Efésios 3:17 e 4:2)
Seguir a Jesus é ser participante das suas aflições, alegrar-se nas provas e tribulações como nos testemunhos dos nossos irmãos, que sofreram por amor ao nome do Senhor Jesus Cristo, porque tinha a certeza da glória que lhes estava reservada. Vejamos:
II Coríntios 1.5 - Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também a nossa consolação sobeja por meio de Cristo.
Colossenses – 1.24 - Regozijo-me, agora, no que padeço por vós e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja.
I Pedro 4.12, 13, diz: Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós, para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse. Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.
I Pedro 5.1 Aos presbíteros que estão entre vós admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:
Seguir a Jesus é ouvir a sua voz e conhecê-lo: Evangelho de João 10. 14 e 27 - Disse Jesus: Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem.
Ao contrário do que imaginam aqueles que não conhecem a Deus, seguir a Jesus não é nenhum martírio, exige sim a renúncia das coisas mundanas, o que nos faz muito mais saudáveis e nos fortalece tanto material como espiritualmente, antes é prazeroso e gratificante servir ao Deus vivo verdadeiramente em espírito e em verdade.
A palavra do Senhor em I Coríntios 10.13 diz: Fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. E no Evangelho deMateus 11:28 a 30 disse Jesus: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma.  Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.
Em I João 5.3 diz: Porque esta é a caridade de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.   Portanto amados em Cristo, não há razão para nos inquietarmos, o Senhor não nos dará uma prova acima daquilo que possamos suportar, porque o seu fardo é leve, o jugo suave e os seus mandamentos não são pesados.